Lideranças apresentam os avanços alcançados através do Projeto do Turismo

Realizado em Rodeio Bonito/RS, encontro com a governança da iniciativa encerrou a etapa das consultorias dos Planos Municipais de Turismo

Para apoiar o fortalecimento do turismo, o Sebrae-RS, a Sicredi Conexão com a intercooperação da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, estão promovendo, há quase três anos, o Projeto de Desenvolvimento de Turismo Regional, envolvendo 19 municípios. Dando sequência às atividades, na terça-feira, 19, aconteceu a quinta reunião da governança envolvida na iniciativa, em Rodeio Bonito/RS.

No encontro, todas as lideranças e autoridades que representam os municípios apresentaram o que foi feito em nível local através do projeto, abrangendo as belezas naturais e culturais, os atrativos em geral, bem como os investimentos por parte dos empreendimentos do setor. A ideia é que por meio destes avanços, os demais participantes da região possam incentivar visitantes a conhecerem estes espaços turísticos.

Um dos municípios que esteve representado foi Erval Seco/RS, através do secretário de Turismo, Cultura e Desporto, Juliano do Amaral. O gestor assegura que muitas ações já foram feitas, depois do início de projeto.

– Notamos que com a nossa grande área territorial as pessoas não trafegavam com facilidade no nosso interior. Então, conseguimos, com a contemplação de um projeto do Fundo de Desenvolvimento Regional do Sicredi, instalar placas de sinalização na zona rural. A Praça do Imigrante, um dos cartões postais da nossa cidade, também precisava de reforma. Fomos em busca de recursos para revitalizar o espaço e, assim, foi possível melhorar as calçadas, a iluminação e a quadra, deixando toda a estrutura mais bonita e aconchegante. Também, estamos tendo um cuidado ainda maior com a estradas, deixando-as em boas condições. Estamos com projeto para a instalação de um EcoParque e um pórtico. Tudo isso foi idealizado depois de ingressarmos neste belo projeto de turismo. Com o apoio da comunidade, acreditamos que será possível aproveitar os nossos potenciais, focados também no turismo rural – frisa Amaral.

O projeto

Através do projeto, já foram entregues à região o Radar Turístico, o livro “Águas e Pedras”, com o posicionamento estratégico e regional, e os Planos Municipais de Turismo. Ainda, de maio a novembro deste ano, o consultor do Sebrae-RS, Cassio Falkembach, visitou 158 atrativos na região e coordenou dois workshops e cinco consultorias em cada município envolvido, acompanhando as atividades que constam nos Planos de Turismo, envolvendo no total cerca de 1,5 mil pessoas.

Segundo o assessor de Relacionamento da Sicredi Conexão, Rodrigo Castelli, mais de mil ações foram levantadas por intermédio do Planos Municipais. “Este pensar estratégias e formas de desenvolvê-las empodera e motiva os representantes dos municípios, que estão conseguindo observar seus potenciais e apresentar o que está sendo possível fazer em curto prazo. Estão conseguindo elencar o que há de melhor, seja na cidade ou no interior para poder investir, buscar uma mudança de cultura e, após, difundir o setor. Por tudo isso, temos certeza que este projeto está valendo muito a pena, pois contribuirá com o desenvolvimento dos municípios e da região”, justifica Castelli.  

Da mesma forma, a gestora de projetos do Sebrae-RS, Catia Roy, está satisfeita com as ações feitas até o momento. “Neste encontro, que encerrou a etapa das consultorias dos Planos Municipais de Turismo e a terceira fase do projeto, conseguimos perceber a alegria da governança em disseminar seus feitos e, acima de tudo, sentimos a certeza que é possível investir em turismo. As pessoas que visitam a região se admiram com o que estes municípios têm a oferecer, cada um na sua individualidade, vocação, mas todos têm a sua riqueza, seja histórica, cultural, gastronômica. Então, precisamos olhar o turismo como uma atividade que pode gerar emprego, renda e movimentar ainda mais esta parte do Estado. Para 2024, queremos continuar envolvidos, fazendo com que esta governança tenha cada vez mais força, pensando coletivamente, olhando os empreendimentos turísticos, sejam urbanos ou rurais, buscando profissionalizá-los e, assim, tenham cada vez mais resultado”, conclui Catia.

Veja também

Publicado há 6 meses, em 30/10/2023

Visitas técnicas motivam empreendedores do turismo regional

Publicado há 9 meses, em 19/07/2023

Consultoria local dá suporte para ativação dos Conselhos de Turismo dos municípios …

Publicado sexta-feira - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”