Histórico

2020

Angelita Marisa Cadoná assume como presidente da Cooperativa.

2019

Inauguração das três primeiras agências em solo mineiro, nos municípios de: Itajubá/MG, Santa Rita do Sapucaí/MG e Pouso Alegre/MG.

Entrega do Aceleração Regional (estudo para estimular e subsidiar as discussões relativas aos desafios, oportunidades e potencialidades presentes na região).

2018

Associados aprovaram a expansão para o terceiro estado de atuação da Cooperativa, Minas Gerais.

Ano em que também foi implantado o Fundo de Desenvolvimento Regional.

2017

Inauguração do Centro de Eventos da Sicredi Alto Uruguai RS/SC.

2016

Ano comemorativo aos 35 anos de Cooperativa.

2014

Prêmio OCERGS de Cooperativismo e prêmio de Responsabilidade Social pela Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul.

Este ano também foi marcado pelo início das atividades da Retaguarda Centralizada, hoje Centro de Serviços Compartilhados – com o objetivo de garantir segurança e qualidade de processos.

2013

Lançamento do Programa Propriedade Sustentável.

2012

Inauguração da agência em Saudades/SC e reconhecimento importante por meio da conquista, pela segunda vez, do prêmio nacional “Cooperativa do Ano 2012”, com o case “Fidelização e Perenidade através da Organização do Quadro Social”.

Também neste ano, o ex-conselheiro Wilson Ferigollo, lançou o livro “Sicredi Alto Uruguai RS/SC: Caminhada de Sucesso”.

2011

Ao completar 30 anos, a Cooperativa realizou a primeira Assembleia Geral com voto delegado, por meio dos coordenadores de núcleo.

Ainda neste ano, foi implantado o programa Líder Jovem Sicredi.

2010

Inauguração da segunda agência em Frederico Westphalen/RS, no bairro Ipiranga. Implantação dos programas Crescer e Pertencer.

Inauguração da agência em Caibi/SC.

Implantação dos programas Crescer e Pertencer.

2009

Inauguração da agência em Pinhalzinho/SC e ainda, recebemos o Troféu Responsabilidade Social – Destaque RS – 2009, na categoria médias empresas, pela publicação do Balanço Social.

2008

Expansão para os municípios catarinenses de Palmitos/SC e Maravilha/SC.

O ano também foi marcado pelo recebimento de uma Menção Honrosa devido à conquista do Prêmio Cooperativa do Ano.

2007

Inauguração das primeiras agências da Cooperativa em Santa Catarina, em São Carlos/SC e Cunha Porã/SC.

2006

Inauguração do monumento “Cooperativismo de Crédito”, na praça Gildo Possamai em Rodeio Bonito/RS, sendo uma das atividades em comemoração dos 25 anos da Cooperativa.

Ainda neste ano, ocorreu a ampliação da área de atuação, abrangendo 13 municípios de Santa Catarina.

2004

Recebimento, pela primeira vez, do Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul, pela publicação do Balanço Social.

2003

Aprovação da Livre Admissão de Associados, em Assembleia Geral Extraordinária, garantindo, de fato e de direito, a autorização de operar com pessoas físicas e jurídicas.

2002

A cooperativa inaugura a 18ª agência da Cooperativa em Vicente Dutra/RS.

2001

Inauguração das agências de Pinheirinho do Vale/RS e Cristal do Sul/RS.

2000

Expansão para novos municípios, com a inauguração das agências de Iraí/RS e Palmitinho/RS.

1999

Implantação do Programa de Educação Cooperativa “A União Faz a Vida” em Rodeio Bonito/RS.

Inauguração da agência de Erval Seco/RS.

1998

Inauguração da agência de Taquaruçu do Sul/RS.

1997

Com a necessidade de fortalecer o cooperativismo na região, Sicredi Rodeio Bonito e Sicredi Frederico Westphalen uniram forças e formaram uma única cooperativa, a Sicredi Alto Uruguai. Com a fusão, Frederico Westphalen/RS passa a ser o 10º município com atuação da Cooperativa.

Inauguração da agência de Alpestre/RS.

1996

Expansão para os municípios de Seberi/RS e Planalto/RS.

1994

Inauguração das agências de Vista Alegre/RS e Caiçara/RS.

1993

Com o crescimento e desenvolvimento da região, a Cooperativa inaugurou neste ano as agências de Novo Tiradentes/RS, Cerro Grande/RS e Ametista do Sul/RS.

1991

A CREDIRODEIO iniciou a expansão para novos municípios e ampliação do quadro social com a inauguração do posto de atendimento em Pinhal/RS.

1981

Inspirados por este modelo, 20 pequenos agricultores de Rodeio Bonito/RS, fundaram em 18 de abril, a primeira cooperativa de crédito da região do Alto Uruguai, denominada CREDIRODEIO.

1902

Padre Theodor Amstad foi o pioneiro do cooperativismo de crédito na América Latina. A partir da sua motivação, foi constituída a Caixa de Economias e Empréstimos Amstad, na Linha Imperial, Nova Petrópolis (atual Sicredi Pioneira RS), inspirada no modelo alemão de cooperativismo “Raiffeisen”.