Cartões e meios eletrônicos de pagamento podem evitar disseminação do coronavírus

Muito se tem falado sobre as diversas práticas que contribuem com a redução da disseminação do coronavírus (COVID-19). Lavar as mãos, utilizar álcool em gel e evitar aglomerações em locais fechados são as mais comuns. Mas você sabia que os cartões e outras tecnologias bancárias também podem ser eficazes no combate à proliferação da doença?

É isso mesmo! A pandemia pode reforçar uma mudança em larga escala na maneira como as pessoas lidam com pagamentos. Isso porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugeriu que as pessoas deixem de usar notas físicas para pagar por produtos e recomendou o uso de alternativas já existentes no mercado, sempre que possível. A OMS afirmou ainda que o dinheiro é um fator de risco para a disseminação do vírus.

Por aqui, o Banco Central do Brasil vem incentivando o uso de meios eletrônicos de pagamento, além de recomendar que a população evite ir às agências bancárias. Com a utilização dos cartões do Sicredi, é possível ter mais comodidade, agilidade, praticidade e segurança, além de contribuir com a comunidade ao diminuir as chances de propagação do vírus. Veja abaixo algumas vantagens:

1. Não há necessidade de saque: ao invés de sacar o dinheiro, é possível utilizar a modalidade de compra a débito, independentemente do valor do produto ou serviço desejado. O dinheiro sairá da sua conta, como se você estivesse sacando. Dessa maneira, é possível evitar eventuais aglomerações em agências e o contato com superfícies que podem estar contaminadas.

2. Não precisa tocar na maquininha na hora de pagar: os cartões contactless do Sicredi possibilitam a realização de compras aproximando o cartão da máquina sem a digitação de senha. Ou seja, só você tem contato com o seu cartão e não é necessário entregá-lo ao vendedor. Vale lembrar que há limites para esse tipo de transação sem senha. As condições estão disponíveis em nosso site. O pagamento por aproximação possui os mesmos níveis de segurança de uma compra realizada com um cartão tradicional. Se tiver dúvidas, este vídeo explica como fazer.

Outra opção é fazer o pagamento apenas aproximando o celular: o associado pode realizar suas compras apenas aproximando o celular da máquina, desde que ele tenha seus cartões cadastrados no aplicativo Samsung Pay em um modelo de aparelho telefônico compatível.

3. #FicaEmCasa, é possível pagar com o cartão diretamente nos aplicativos: cadastrar seu cartão de débito ou crédito em aplicativos de compras, entregas, transporte e serviços de assinaturas, entre outros, é uma boa opção para os dias de quarentena ou confinamento. Dessa maneira, é possível realizar compras online, com praticidade e segurança, sem nem precisar sair de casa.

O Sicredi disponibiliza uma série de canais digitais, por meio dos quais o associado tem autonomia e comodidade para acompanhar e gerenciar, de casa, as movimentações financeiras realizadas com o seu cartão. No menu “Cartões” do internet banking ou aplicativo para dispositivos móveis, é possível acessar a relação de gastos e o limite, fazer o pagamento da fatura, bloqueios e desbloqueios em caso de urgência e acessar o site do Programa de Recompensas para acompanhar seus pontos acumulados.

 

Alinhada às recomendações da OMS para combate ao coronavírus (COVID-19), a instituição está ao lado de seus associados, colaboradores e das comunidades no enfrentamento à doença. Vem adotando iniciativas para contribuir com a redução do contágio e, na medida do possível, contribuindo para manter a atividade econômica. Nossos meios eletrônicos de atendimento (internet banking e aplicativo) são completos e permitem a realização da maior parte das operações sem a necessidade de ida às agências. Recomendamos que os associados façam uso desses canais, bem como os telefônicos, que estão disponíveis nos números: 3003 4770 (para capitais e regiões metropolitanas), 0800 724 4770 (para demais regiões) e 0800 724 0525 (para deficientes auditivos e de fala).

Veja também

Publicado há 8 dias, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …

Publicado há 5 meses, em 09/10/2023

Drex não é PIX

Publicado há 3 meses, em 27/12/2023

Principais dúvidas sobre o seguro residencial do Sicredi