Sicredi reforça intercooperação em Santa Rita do Sapucaí/MG

Instituição apoiou a formação da Associação dos Produtores Rurais da Serra dos Borges, fomentando a agregação de renda e o desenvolvimento local

A produção de cafés especiais é uma das vocações do Sul de Minas Gerais e, para fortalecer a atuação de cerca de 30 famílias produtoras de Santa Rita do Sapucaí/MG, a Sicredi Conexão apoiou a implantação da Central de Negócios da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Serra dos Borges (Aprosb). O lançamento oficial ocorreu no dia 6 de abril, com a presença de autoridades, produtores e parceiros da Associação.

Por meio de recursos do Fundo de Desenvolvimento Regional, a Sicredi Conexão apoiou a realização dos cursos Cultura da Cooperação e Central de Negócios, oferecidos pelo Sebrae e com apoio da prefeitura. Com isso, os produtores se capacitaram e se uniram para agregar valor à produção, fomentar o acesso a novos mercados e promover o desenvolvimento local. O presidente da Associação, Donésio Silvério, frisa a importância que o projeto tem para a comunidade e agradece ao apoio do Sicredi e dos demais parceiros.

– A importância da Associação para nós é de um tamanho exorbitante, porque a gente aprendeu a organizar dentro do grupo tudo o que vamos comprar e vender. Hoje, se a gente não se unir, a gente vai ficar para trás, e é essa visão que estamos passando para os produtores que estão de fora. É através de todo esse trabalho que conseguimos evoluir, pois aprendemos a atuar juntos e focados. Em nome do grupo, agradeço ao Sicredi, que desde o começo esteve com a gente, e aos parceiros, Sebrae e prefeitura, que fazem parte dessa conquista – ressalta Silvério. 

Já a analista do Sebrae, Myrian Reis Sousa, destaca que o propósito da instituição está alinhado aos do Sicredi, de promover o desenvolvimento local. 

– Foi de grande valia a vinda do Sicredi para Minas Gerais, pois temos o mesmo propósito de desenvolver as comunidades e contribuir para o crescimento da sociedade. Com a Central de Negócios, o objetivo é fazer com que os produtores se identifiquem como empreendedores e gerem negócios. Nós agradecemos todo o apoio que o Sicredi tem proporcionado e, juntos, vamos seguir oportunizando mais evolução nos municípios de Minas Gerais – pontua a representante do Sebrae.

A Sicredi Conexão proporciona capacitações e suporte à Associação desde a chegada no município, em 2019, e a evolução no trabalho é salientada pelo Gerente de Desenvolvimento Regional em Minas Gerais, Vitor Debortolli.

– Desde o início das nossas atividades em Minas Gerais, estivemos presentes nos bairros e nas comunidades, vendo as necessidades que os produtores tinham para se desenvolver e, dentro do cooperativismo, temos muito forte a intercooperação para ajudar no crescimento de pequenos grupos. Observamos hoje como esses grupos vêm evoluindo e ocupando espaços onde muitas vezes eles mesmos não acreditavam que podiam chegar. Estamos muito felizes por contribuir nessa trajetória e temos certeza de que a associação irá alcançar lugares magníficos de desenvolvimento – comenta.

O Sicredi é a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, com presença nacional e mais de 7,5 milhões de associados. A Sicredi Conexão, por sua vez, é uma das Cooperativas filiadas ao Sistema Sicredi, com atuação no Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina, Sul e Zona da Mata de Minas Gerais.

Veja também

Publicado hoje - 29/04/2024

Sicredi Conexão inaugura agência em São Gonçalo do Sapucaí/MG

Publicado quarta-feira - 24/04/2024

Fomento ao empreendedorismo jovem marca encontro em Caibi/SC

Publicado sexta-feira - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”